ÁRVORE EUROPEIA DO ANO 2018


Para votar:

https://www.treeoftheyear.org/ETY-2/Uvod.aspx


Chamam-lhe "o sobreiro assobiador" devido ao chilrear dos pássaros que todos os dias se juntam na sua frondosa copa – 29,4 metros de diâmetro, para ser mais exato, o que nas contas do Guinness Book fazem dele o maior da espécie a nível mundial,– e poderá ser eleito como Árvore Europeia do Ano.
Na primeira vez que Portugal participa neste concurso, as possibilidades do sobreiro sair vencedor são fortes: até dia 21 deste mês, quando os resultados das votações ainda eram visíveis, Portugal liderava a corrida – mas Rússia e Espanha seguiam o primeiro lugar de perto. Nesta fase final de votação, que decorre até esta quarta-feira, dia 28, já não é possível perceber em que lugar está "o sobreiro assobiador."
Quem quiser ainda participar nesta votação, pode fazê-lo aqui.
O processo é feito online mas impõe algumas regras: é necessário votar em duas árvores e não apenas em uma. Após a votação das árvores escolhidas, será enviado um email para confirmar o voto. Só após este processo é que a votação fica efetivamente validada.
O sobreiro de 234 anos e com mais de 15 metros de altura de Águas de Moura, no concelho de Palmela, foi escolhido para concorrer pela União da Floresta Mediterrânica (UNAC), organização que representa os interesses dos produtores florestais do espaço mediterrânico português, tanto nas instituições nacionais como nas europeias.
A competição da Árvore Europeia do Ano, realizada pela primeira vez em 2011 na República Checa, conta com a organização da Environmental Partnership Association e nela participam 13 países: Croácia, Bélgica, Bulgária, República Checa, Hungria, Espanha, Rússia, Lituânia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Reino Unido e Portugal.
O vencedor será conhecido a 21 de março, numa cerimónia que decorrerá no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Fonte: http://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-02-26-Arvore-do-Ano-pode-ser-um-sobreiro-portugues

Comentários

Mensagens Populares

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!

Você acostuma acordar entre as 3 e 5h da manhã?

O remédio que me “matou” – o relato teve mais de 580 mil compartilhamentos. Entenda a gravidade!