10 Coisas que acreditamos serem boas, mas que são totalmente o oposto

Existem hábitos que sempre seguimos e de quebra ainda acreditamos que são os melhores para a saúde e bem-estar. Porém, alguns deles estão longe de nos trazer benefícios e, surpreendentemente, deveríamos fazer justamente o contrário deles!

1 – Tomar vitaminas por conta própria pode oferecer mais perigo do que imagina

Isso pode causar hipervitaminose e outros problemas prejudiciais a saúde.

2 – Dormir depois de uma refeição causa aumento do peso

Isso porque o corpo coloca as calorias na reserva ao invés de queima-las.

3 – Não adianta querer correr atrás das horas de sono perdidas

Além de não recuperarmos as horinhas que perdemos durante a semana, por exemplo, também aumentamos consideravelmente a possibilidade de desenvolvimento de problemas cardíacos e diabetes.

4 – Não adianta virar o rosto quando alguém espirra ou tosse perto de você

O certo mesmo seria evitar ficar no mesmo ambiente em que uma pessoa doente está. Isso porque quando ela espirra ou tosse, os germes podem alcançar até 5 metros por segundo e permanecerem no ar.

5 – Escovar os dentes imediatamente depois das refeições pode ser perigoso

Especialmente se você comeu algo com muito açúcar ou muito ácido, deve-se dar uma pausa ou recorrer ao enxaguante bucal ao invés do creme dental. Isso porque o esmalte de seus dentes, suavizado pelos ácidos, agora será mais vulnerável aos danos dos componentes abrasivos da pasta de dente.

6 – Não ter nenhuma sujeirinha em casa pode ser prejudicial para sua saúde

Não estamos dizendo que a limpeza regular da casa não deve ser realizada. Porém, manter o ambiente extremamente limpo, quase esterilizado, pode ser tão prejudicial quanto mantê-lo sujo.
Isso acontece pois nosso sistema imunológico precisa de treinamento. Quando as bactérias entram em nosso sistema, os anticorpos começam a se desenvolver para ajudar a destruir a contaminação. Se uma pessoa vive em condições exageradas de limpeza, estes anticorpos não têm nada para lutar contra. Ao mesmo tempo, os produtos químicos utilizados para criar um ambiente ultra-limpo podem prejudicar o corpo. Alguns aromatizadores de ar, por exemplo, podem até causar bronquite crônica.

7 – Não, você não deveria tomar banho todos os dias

Se você acha que aquela ideia de que quanto mais banhos tomarmos, mais limpos estaremos é certa, você pode estar equivocado. Isso porque a água quente aliada aos componentes químicos dos produtos para banho prejudicam a oleosidade natural e as defesas da pele.
Segundo especialistas, não há mal nenhum em tomar um banho rapidinho só para lavar as partes que suam mais ou deixar de tomar banho de vez em quando. Difícil é abraçar essa causa, não?!

8 – Colocou no microondas, já era! Só que não!

Antes de tudo, é preciso entender que o processo de cozimento degrada parte dos nutrientes do alimento naturalmente, e esta degradação depende de fatores como a quantidade de calor aplicada, a quantidade de água usada, o tempo de cozimento e de qual nutriente estamos falando.
E por cozer mais rápido, o micro-ondas degrada menos nutrientes. Estudos apontam que  as diferenças na retenção de nutrientes são mínimas entre os dois métodos.

9 – Pode dormir o dia inteirinho?! Não!

Mais de oito horas de sono pode levar a falhas no trabalho do cérebro, e você provavelmente se sentirá lento e pensará mais devagar.

10 – Aquele óculos de sol baratinho provavelmente não cumpre a principal função dele: proteger seus olhos contra os raios solares

Não é porque a lente do óculos é escura que ela está te protegendo do sol. Os óculos escuros levam à dilatação da pupila, e, caso não tenham lentes com filtros adequados para raios ultravioleta, deixam a visão mais exposta à radiação.
Fonte: BrightSide.com
Tradução: Tudointeressante

Comentários

Mensagens Populares

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!

Você acostuma acordar entre as 3 e 5h da manhã?

O remédio que me “matou” – o relato teve mais de 580 mil compartilhamentos. Entenda a gravidade!