Fotógrafa alemã compara 15 geladeiras e seus proprietários ao redor do mundo

Deixar alguém entrar em sua geladeira pode ser um momento muito íntimo! Sandra Juncker decidiu dar uma olhada nas geladeiras das pessoas ao redor do mundo para descobrir o quanto o conteúdo de uma geladeira pode dizer sobre suas vidas.

“Mostre-me sua geladeira e direi quem você é”. O ditado original não é esse, mas pensando bem, a geladeira é uma grande amiga de todos nós. Além do mais, você ficaria surpreso com o quanto uma geladeira pode revelar sobre você. E vai além de seus hábitos alimentares!

Com esses pensamentos, a designer, fotógrafa e amante de comida saudável Sandra Juncker decidiu dar uma olhada nas geladeiras das pessoas ao redor do mundo para descobrir o quanto o conteúdo de uma geladeira pode dizer sobre suas vidas.

Desde 2012, pessoas de Londres, Cidade do Cabo, Pretória, Istambul, Madrid, Paris e Berlim abriram suas geladeiras para o mundo inteiro, e este é o resultado até agora: uma série fotográfica de geladeiras de todos os tipos e seus orgulhosos proprietários. Essas pessoas são de diferentes personalidades, nacionalidades, culturas, tradições, idades e status sociais e Juncker tentou capturar a ligação entre esses fatores e o conteúdo das geladeiras dessas pessoas.

“Então, o que isso nos diz sobre as pessoas que usam essas geladeiras? Temos um sistema especial de preenchimento? O que cabe em nossas geladeiras e o que comemos? Existe alguma diferença ou semelhança entre diferentes culturas, países, idades ou compartilhamento de apartamento? Guardamos as sobras? E como as armazenamos?”, estas são apenas algumas das questões nas quais Juncker estava interessada quando começou o projeto.

Deixar alguém entrar em sua geladeira pode ser um momento muito íntimo, pois pode revelar mais do que apenas a frequência com que você come frutas e vegetais. Pode mostrar o quão bem organizado você é, se você é vegetariano ou vegano, e falar sobre seu estilo de vida em geral. Parece impreciso julgar as pessoas com base no conteúdo da geladeira, mas quando você olha as fotografias e localiza os pequenos detalhes, pode realmente interligar algumas informações.

A maior geladeira cheia de todos os tipos de comida pré-cozida pertence a uma avó, um compartimento secreto com chocolate provavelmente preparado para estragar os netos pertence a um casal alemão idoso, um homem minimalista com cabelos longos tem uma geladeira cheia de brócolis e outros produtos, um jovem casal da movimentada Paris quase não tem nada dentro.

O projeto denominado “Show Me Your Fridge” (“Mostre-me sua geladeira”, em tradução livre) é particularmente importante para a artista, ela se tornou muito interessada por informações globais sobre comida, pautas como tendências modernas, manuseio responsável e desperdício de resíduos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca de um terço ou 1,3 bilhão de toneladas de todos os alimentos produzidos para consumo humano são perdidos ou desperdiçados a cada ano. O desperdício de alimentos nas famílias muitas vezes ocorre devido à má compra e planejamento de refeições, compras em excesso, confusão sobre as datas de validade nos rótulos e armazenamento inadequado.

Portanto, o projeto fotográfico de Juncker vai muito além da curiosidade para saber o que tem na geladeira das pessoas, vêm com um princípio. E o resultado é muito interessante! Confira.

#1 

#2 

#3 

#4 

#5 

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

#15

Fonte:ContiOutra

Comentários

Mensagens Populares

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!

Você acostuma acordar entre as 3 e 5h da manhã?

O remédio que me “matou” – o relato teve mais de 580 mil compartilhamentos. Entenda a gravidade!