Como reagir a críticas

"Há dois anos atrás assisti a uma palestra de Jack Canfield (um dos autores do filme O Segredo). Num dos seus exemplos, mostrou como e porque reagimos às críticas.
Ele aproximou-se de uma das participantes e disse:
- Dou muitas palestras, mas é a primeira vez que tenho entre o meu público uma pessoa tão tola.
A moça ficou visivelmente ofendida. Mas Jack acalmou-a dizendo que era apenas um exercício e que tinha continuação.
Ele olhou-a novamente e disse:
- Dou muitas palestras, mas é a primeira vez que tenho entre o meu público uma pessoa de cabelo verde.
Desta vez, a moça riu.
- Por que você se está a rir?, perguntou Jack.
- Porque eu não tenho cabelo verde. 
- Por que, então, ficou com raiva de mim na primeira vez? 

A crítica só nos ofende se o que pensamos de nós coincidir com o que disse a pessoa que nos critica. Se somos confiantes e sabemos que somos inteligentes, bonitos, graciosos, generosos, não importa o que os outros nos digam, saberemos que é mentira. 
As pessoas encontram críticas em publicações nas redes sociais, em músicas, nos olhares, nas piadas e nos memes. Elas encontram-na onde muitas vezes simplesmente não existe crítica. Pelo menos não direcionada a elas.
Toda a vez que você se sentir mal sobre algo que outras pessoas disseram sobre você, simplesmente pergunte a si mesmo: será que não se trata do ’cabelo verde’? E considere isso como uma oportunidade que lhe permite crescer."

Fonte facebook

Comentários

Mensagens Populares

Escritor cria série de poemas sobre os signos do zodíaco – e você vai amar o seu!

Você acostuma acordar entre as 3 e 5h da manhã?

O remédio que me “matou” – o relato teve mais de 580 mil compartilhamentos. Entenda a gravidade!